domingo, junho 26, 2005

Ainda a Sony e a 'perda da face'

Como tinha dito, no dia a seguir a ter ido buscar a máquina, fui dar o toque do risco no LCD. Bem, aqui as coisas não são bem como no ocidente e pela primeira vez fiz alguém perder a face, acho eu. No fundo eu já sabia que não podiam fazer nada mas perguntei se por acaso não teriam algum produto para remover o risco ou algo do género, ou mesmo se o LCD não teria uma película plástica amovível, que pudesse ser substituida.
O mais engraçado é que no momento em que recebem o material para reparação, tomam nota do estado da máquina, se tem riscos, onde os têm, quais os sintomas, limite máximo para a reparação (númerário a pagar) etc... O sistema é informatizado pelo que sabem quem recebeu a máquina, quem me entregou... Depois de falarem com as devidas pessoas, puseram-se a ver se o LCD estava danificado. Ora o risco é superficial e não afectou o display mas a verdade é que a máquina é minha e sempre tive cuidado em relação a isto, não importam os risco que possa ter no plástico mas o LCD é o LCD! Se daqui a um ano ou dois este risco mostrar alguma consequência de quem é a culpa? Pois, como a comunicação em inglês é limitada lá concluí com algo do género:

"Ok, i know there is nothing you can do but at least you should say to the technician to be more carefull next time.."

Imediatamente após dizer isto, quase mesmo antes de terminar, a senhora levantou-se e disse um "thank you" alto com um sorriso, quase como alguém que não pode dizer mais nada. Deu para ver que ela perdeu a face pois fiz uma crítica ao arranjo e não havia forma de voltar atrás (eliminar o risco). A verdade é que me esqueci de pedir que me escrevessem no comprovativo do arranjo que tinham feito um risco, porque se de futuro acontecer algo a culpa é deles!

"Quem estraga velho paga novo!"

Tenho uma história parecida, uma vez um disco duro passou-se ao fim de um ano. A empresa dava uma garantia de 5 anos caso a unidade não apresentasse danos fisicos externos ou provas de ter sido aberta (quebrado o selo de garantia). Meti o disco num caixote com papel e pedi ao meu pai para enviar. Aconteceu que o meu pai achou estranho um caixote para uma coisa tão pequena, metendo o disco numa pequena caixa de correio onde cabia à justa. Obviamente, os correios lá atiraram a caixa de um lado para o outro fazendo uma pequena mossa em um dos cantos. Foi o suficiente para me mandarem o disco para trás, com duas setas a marcador a apontar para a mossa declinando o arranjo ou substituição.

O que importa é que já tenho máquina e venham as fotos...

PS: Chamem-me piegas mas sou assim no que toca a estas coisas... que posso fazer!?
PS2: Na sony ainda me deram o toque de que tinham um protector para o display, como acessório (quase 10€). Ora fds, e que tal porem um durante a reparação!